Seja bem vindo!

Horário de funcionamento : Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00
  Contato : (17) 3442-4012

Cirurgia Parendodôntica

Cirurgia Parendodôntica é uma modalidade cirúrgica que têm por finalidade a remoção da lesão que se forma, geralmente, no ápice (ponta da raiz do dente). Existem diversos tipos de cirurgia: uma que apenas remove a lesão através de curetagem, outra que, além disso remove o ápice da raiz (apicectomia), outras ainda fazem a remoção da lesão, arredondamento do ápice e uma obturação da porção apical do canal (retro-obturação) e ainda existe uma onde se realiza tudo isso mas previamente a obturação apical nessa região uma retro-instrumentação (retro-instrumentação com obturação retrógrada) e por último existe uma técnica onde se realiza a instrumentação convencional do canal e no momento de realizar a obturação (fechar) se faz a intervenção cirúrgica simultaneamente a obturação do canal.

A lesão na ponta da raiz (ápice) ocorre, pois existe um orifício pelo qual passam vasos e nervos que irão nutrir a polpa dentária. A polpa dentária está infectada, poderá infectar região do ápice e formando, assim, um processo inflamatório, a lesão.

Normalmente, apenas a remoção da polpa e a desinfecção do canal radicular ( tratamento de canal) são suficientes para promover a cura. Entretanto, nem sempre só com o tratamento de canal consegue-se a eliminação da lesão no ápice da raiz, daí a necessidade de intervir cirurgicamente. Nem sempre a lesão causa dor. Muitas vezes, ela é assintomática, de desenvolvimento gradual e lento, provocando a destruição óssea da região. Na maioria das vezes apenas com a radiografia essa lesão poderá ser percebida.

A prescrição de antibióticos como tratamento paleativos é um bom auxiliar; mas a intervenção cirúrgica é indispensável para a cura completa. Através dela, os tecidos contaminados que estão fora do alcance das medicações são removidos. Uma vez realizado o procedimento cirúrgico dificilmente ocorrerá recidiva do processo.  Aconselha-se acompanhamento radiográfico periódico.

A cirurgia parendodôntica na maioria das vezes é uma cirurgia simples, porém muito delicada uma vez que trabalha em áreas extremamente pequenas. O procedimento é realizado com anestesia local e normalmente, o pós-operatório é indolor ou causa um incômodo mínimo, resolvido facilmente com analgésicos.