A Odontologia Moderna tem como marco mais proeminente a descoberta da Ósseo integração que e a união do implante de titânio ao osso submetido a cargas funcionais sem mobilidade e dor (explicação resumida). Quando o medico sueco Dr. Per Ingvar Branemark através de pesquisas com tecido ósseo notou que a microcâmera implantada na tíbia do coelho estava coberta de osso neoformado ele sem querer descobriu que o Titânio e um metal que não era rejeitado e resolveu testar a descoberta em voluntários que eram desdentados . Para tanto criou um sistema de cilindros de titânio que eram rosqueados no tecido ósseo apos a confecção de uma loja cirúrgica .
Os primeiros casos foram em pacientes desdentados totais inferior ,que são os que mais sofriam e sofrem com a ausência dos dentes e pela precariedade da prótese total inferior que não confere estabilidade nem conforto.
Foi ai que surgiu o termo prótese do tipo protocolo que nada mais e do que uma prótese fixa aparafusada sobre implantes dentários. geralmente 4 a 5 implantes na mandíbula e no minimo 5 na maxila são suficientes para a instalação de uma prótese de ate 12 elementos .
Desde então a prótese do tipo protocolo vem sendo o principal tratamento realizado pelos Implantodontistas em todo mundo ,um sucesso tao consagrado que mudou e muda a condição física e mental de milhões de pessoas a mais de 50 anos !
Carga imediata:
Para pacientes desdentados totais, que usam “dentaduras”, as quais trazem limitações estéticas e funcionais, ou com condições bucais desfavoráveis, como falta de muitos dentes, dentes amolecidos e desarmonia dental, o Protocolo sobre Implantes é uma solução excelente, rápida e estética. Em apenas 36 horas o paciente realiza os implantes e instala a prótese fixa em substituição a prótese total (dentadura) ou parcial, tendo a sua mastigação, estética e auto-estima restabelecidas de forma excepcional.
Neste tratamento é realizada a colocação de uma prótese fixa total, por intermédio de implantes dentários e se restabelecendo totalmente a mastigação, estética, posição, harmonia facial, conforto e segurança. Por se tratar de uma prótese fixa, que não será removida pelo paciente, se comporta como dentes naturais.
Esta técnica é realizada por uma equipe de profissionais, com especialistas em Implantodontia, assistentes e técnicos de laboratório de prótese especializados em protocolo de carga imediata. De forma rápida, segura e eficiente, na primeira sessão é realizada a instalação dos implantes, adaptação e ajustes da prótese fixa. Após 36 horas é realizada a colocação da prótese totalmente perfeita, tanto estética quanto funcionalmente para mastigação.
Principais benefícios do protocolo sobre implantes:
- Proporciona aparência e função semelhantes ao dente natural.
- Evita dores causadas pelas próteses convencionais.
- Melhora todo o aspecto facial.
- Facilidade na higienização, em comparação com as próteses convencionais.
- É fixo.